segunda-feira, 16 de maio de 2011

Viajar na Europa - a estação Stokel no Metro de Bruxelas



Vou apenas dar a conhecer aos leitores, uma interessante decoração da estação Stokel do Metro de Bruxelas, tendo como motivo as personagens dos álbuns de Tintin.
È na estação Stokel que se encontra um admirável fresco de personagens dos 22 álbuns de banda desenhada do Tintin. Esta estação situa-se no fim da linha 1 B e mesmo assim vale a pena fazer o sacrifício da longa deslocação até lá. Esta estação foi inaugurada em 1988 e desde então os seus painéis são uma homenagem do povo belga ao mundialmente conhecido Pai do Tintin.
Trata-se de dois frescos, cada um com 135 m de comprimento e cerca de 3 m de altura, com 140 silhuetas em relevo, fixadas em parede pintada de branco, representando as personagens dos álbuns de Hergé. As cores são muito brilhantes e ressaltam facilmente do fundo. È como se fosse um desfile das personagens com uma montagem adequada, que passa pelo nossos olhos. Simplesmente genial este memorial da obra do grande artista que foi Hergé e no qual está resumida toda a sua obra.
O desfile começa como não poderia deixar de ser pelo Tintin e o seu o cão Milou, seguido depois pelo capitão Hadock e termina com a alegre banda de Moulinsart, do álbum “As Jóias da Castafiore”. 



´


  

António Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário