segunda-feira, 30 de maio de 2011

TGV bate record mundial de velocidade ferroviária




A 18 de Abril de 1990, um TGV da SNCF (Societé National des Chemins Français) especialmente adaptado para este efeito e designado por 325, alcançou a fantástica velocidade de 515,3 Km/h, sendo assim, detentora do recorde mundial de velocidade ferroviária.
Esta proeza técnica aconteceu na nova linha de alta velocidade Paris Tours, alguns meses antes da sua entrada em serviço.

A composição TGV- 325 era construída por duas cabeças motoras TGV Atlantique, enquadrando apenas 3 carruagens, uma delas convertida em laboratório de ensaios. O diâmetro das rodas foi ligeiramente aumentado, assim como a tensão eléctrica da catenária e melhorado o aerodinâmismo da composição.  

Este anterior recorde foi no entanto ultrapassado a 3 de Abril de 2007, com um TGV Duplex, da SNCF especialmente adaptado e designado por V 150, que alcançou a incrível velocidade de 574,8 km/h, sendo assim novamente detentora do recorde mundial de velocidade ferroviária.
Esta nova proeza técnica aconteceu na nova linha de alta velocidade Paris Estrasburgo, dois meses antes da sua entrada em serviço.


António Vasconcelos

Sem comentários:

Enviar um comentário