Durante as férias de verão de 1999, estive na Suíça com a minha mulher. Passamos em Lugano no dia 20 de Agosto e almoçamos nos arredores desta cidade, no restaurante panorâmico Capo San Martino, situado numa colina, em frente ao Lago. Logo que entrei na Sala, avistei pela janela uma via-férrea dupla e electrificada, que saia dum curto túnel. Comecei a avistar alguns comboios e preparei a minha Nikon para algo que de importante poderia acontecer.
De repente eis que vi aproximar-se, saindo túnel, e em direcção a Lugano , um comboio, que de imediato reconheci como sendo o Cisalpino, pois já tinha nele viajado nos anos noventa. Disparei a maquina varias vezes, numa sequencia de fotografias que se apresentam em anexo.
Após a consulta do horário na internet, confirmei que este comboio tinha partido de Milão às 11horas e 18 minutos e iria parar em Lugano as 12 horas e 9 minutos e o seu destino final era Zurich, após a travessia do extenso túnel alpino do Saint Gottard.
O Cisalpino, designação comercial do ETR 470, é um comboio italo- suíço de tecnologia pendular, fabricado pela então “Fiat Ferroviária”, quase idêntico ao nosso Alfa Pendular, mas com 9 carruagens e previsto para duplo sistema de electrificação: 3 Kv corrente continua, na Itália e 15 Kv, 16,2/3 hz, na Suíça. São nove unidades, que operam desde 1993, entre o Norte da Itália e a Suíça, ligando Milão a Zurich, a Basileia e a Geneve.
António Vasconcelos
Óptimo instântaneo! É necessário ter reflexos para agir tão rápido! Parabéns!
ResponderEliminar