sexta-feira, 12 de abril de 2013

130 anos do Conde de Ferreira

 



130 anos do Conde de Ferreira celebrados com os olhos no futuro

O primeiro hospital construído de raiz em Portugal na área da saúde mental, implementado por imposição testamentária do Conde de Ferreira, foi inaugurado a 24 de Março de 1883.

Passados 130 anos, a comunidade foi convidada a participar nas comemorações do aniversário, que contaram com o Provedor, António Tavares, membros da Mesa Administrativa e da Comissão de Apoio Executiva do Centro Hospitalar Conde de Ferreira (CHCF), Irmãos, colaboradores da instituição, os vereadores da Câmara Municipal do Porto Manuel Gonçalves (em representação do Presidente) e Guilhermina Rego, o deputado Manuel Pizarro, entre outros convidados.

Pelas 09h00 foi inaugurada uma exposição no Museu do estabelecimento dedicada ao aniversário, seguindo-se a eucaristia na capela do CHCF, presidida pelo Capelão-Mor da Misericórdia do Porto, Pe. Américo Aguiar, e co-celebrada pelo Capelão do hospital, Pe. José Lopes Baptista.

Após a homenagem ao Benfeitor, com a deposição de uma coroa de flores na sua estátua, o Provedor plantou a 130ª árvore (cameleira) e inaugurou o Largo Conde de Ferreira, totalmente reabilitado.

Seguiu-se uma reconstituição histórica, que deu vida a alguns habitantes e visitantes célebres do hospital (Rei D. Manuel II, Camilo Castelo Branco, Raul Proença, Ângelo de Lima...), protagonizada por utentes e colaboradores da instituição, com o apoio de outras entidades: Hospital Magalhães Lemos, TEP, Seiva Trupe, Codul (cedência de carro antigo), entre outros.

Na sua intervenção, o Provedor fez a ponte entre o passado, o presente e o futuro do estabelecimento, que volta a ganhar uma posição de destaque na Psiquiatria nacional. Exemplo disso é o projecto de requalificação da quinta do CHCF, com mais de 4 hectares, apresentado publicamente. "Será um dos projectos de maior dimensão europeia em termos da constituição de 286 hortas sociais, cuja função é de reabilitação e terapia para os doentes do centro hospitalar”, afirmou António Tavares.

O projecto "Horta à Porta" será desenvolvido em parceria com a LIPOR e estará aberto “à comunidade”, acrescentou o Provedor. O protocolo foi assinado durante a cerimónia de aniversário por António Tavares e por Manuel Gonçalves, Administrador (Porto) da LIPOR.

As comemorações do 130.º aniversário do CHCF terminaram com a actuação do Grupo de Folclore da Escola Infante D. Henrique, outra instituição da Invicta que comemora igualmente este ano 130 anos de existência.

Sem comentários:

Enviar um comentário