quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Visita Cultural a Vila Nova de Cerveira



Visita orientada pela Prof. Doutora Isabel Ponce de Leão
Dia 9 de Abril de 2013

Programa
10h00: saída do Porto
Porto – Vila Nova de Cerveira: visita ao Convento de Sampayo
O Convento San Payo, fundado nos fins do séc. XIV por religiosos provenientes da Galiza, pertencentes à Congregação dos Frades Menores de S. Francisco, foi o quarto Convento Franciscano a ser construído em Portugal. As asperezas do isolamento, os sucessivos saques e imposições políticas ao longo dos séculos, contribuíram para que o convento progressivamente caísse em ruínas e finalmente abandonado em meados do século XIX. Até que um dia o Escultor José Rodrigues o (re)encontra …
Almoço no restaurante “Abrigo das Andorinhas”

15h00: Porta XIII - conferência proferida por Luandino Vieira
José Luandino Vieira, pseudónimo literário de José Vieira Mateus da Graça (Vila Nova de Ourém, 4 de maio de 1935) é um escritor angolano.
Em 2006 foi-lhe atribuído o Prémio Camões, o maior galardão literário da língua portuguesa. Luandino recusou o prémio alegando, segundo um comunicado de imprensa, «motivos íntimos e pessoais». Entrevistas posteriores, sobretudo ao Jornal de Letras, esclareceram que o autor não aceitara o prémio por se considerar um escritor morto e, como tal, entendia que o mesmo deveria ser entregue a alguém que continuasse a produzir. Ainda assim publicou dois novos livros em 2006.
17h00: Regresso ao Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário