domingo, 27 de janeiro de 2013

O nosso hoje, por Levi Guerra





O nosso hoje 

Hoje é um tempo de dificuldades que perpassam toda a nossa sociedade. Em termos de biologia social poder-se-á dizer que essas dificuldades assumem aspetos de asfixia.

Na velha sabedoria se diz primumvivere, deindefilosofare. Sem dúvida que há que manter-se a subsistência que passa por exigências mínimas de alimentação, conforto e saúde.

O Estado Social é produto da Social Democracia e do Socialismo Democrático, e atentar contra ele é ferir de morte a civilização Ocidental que é a matriz dos valores em causa.

Mas todos nós sabemos que não só de pão vive o homem… pre-cisa de alimento para o espírito.

Ora, o alimento específico para o espírito é a cultura que, como slogan, aqui no Instituto se proclama como “a fonte do estímulo intelectual”.

A fonte é donde jorra a água que é vida. É a vida da inteligência que está em causa. É nela que assenta o equilíbrio psicológico das pessoas.

Façamos todos deste Instituto Cultural uma “oficina da cultura” onde sempre se podem aprender saberes novos, mas onde é de-sejável, e cada vez mais, que cada um de nós que dele faz parte seja criativo em função da própria cultura que, ao longo da vida, acumulou e agora pode ainda levá-la a um desabrochar porventura mais radioso, desejavelmente mais solidário nos caminhos possíveis que na cidade se abrem, parti-cularmente nas Instituições de Solidariedade Social a nós, Insti-tuto, ligadas, ou a programas de voluntariado possíveis a que se está aberto para participar.

Mas esse vigor do espírito pode, e deve, encontrar-se neste Ins-tituto Cultural, e espera-se que o empenho competente e tradi-cional dos nossos Professores continue, centrando-se, cada vez mais, não só no que ensinam, mas no que consigam extrair do saber destes “alunos”.

Gabriel Garcia Marques aspirava, já longevo, “a não se sentar no topo da montanha mas em manter-se a subir a encosta…”

Façamos do mesmo modo…

Levi Guerra

Sem comentários:

Enviar um comentário