quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita: Madrid Cultural, dias 23, 24 e 25 de Março de 2012




Dias 23, 24 e 25 de Março de 2012
MADRID CULTURAL

“O Hermitage no Prado”
“Chagal no Thyssen”



Viagem Cultural orientada pelo Mestre Albuquerque Mendes

Programa:
Dia 23 de Março (6ª. feira) – PORTO - MADRID
Panorâmica de Madrid: Puerta del Sol, Plaza Mayor – Arco de Cuchileros, Plaza del Oriente, Palácio real e Nossa Senhora de la Almudena e MUSEU NACIONAL DE ARTE MODERNA REINA SOFIA (visita) com a famosa “GUERNICA” e as Exposições Temporárias (“Antoni Muntadas – Entre/Between” entre outros).

Dia 24 de  Março (sábado) – MADRID MONUMENTAL e CULTURAL
– Visita à Exposição: “O HERMITAGE NO PRADO” (Museu do Prado – Madrid)
A exposição "O Hermitage no Prado" no Museu do Prado, em Madrid, constitui a maior mostra mundial da colecção do museu de São Petersburgo no exterior. Dos retratos setecentistas de Pedro I e de Catarina a Grande ao minimalismo modernista do "Quadro negro" de Kazimir Malevich, sem esquecer a representação da pintura espanhola, a exposição constitui uma das mais representativas das colecções do Hermitage. Organizada no âmbito do Ano Espanha-Rússia 2011, a mostra é comissariada por Sviatovslav Savatev, diretor adjunto do Hermitage, e Gabriele Finaldi, director adjunto do Museu do Prado, e recria, tanto quanto possível, as próprias salas do museu de São Petersburgo. Para o director do museu espanhol, Miguel Zugaza, a tentativa de levar a cada uma das cidades – Madrid e São Petersburgo – uma selecção representativa de cada um dos seus museus, tem paralelo em resumir em poucas linhas as romances de Miguel de Cervantes ("As aventuras de D. Quixote") ou de Leão Tolstoi ("Guerra e paz"). Zugaza procurou, por isso, "os fragmentos mais intensos e profundos" do Hermitage, que define como "o grande teatro do mundo", no qual se encontram algumas das obras mais importantes da arte universal: "A exposição é um imenso 'traveling' pela história da arte".
CHAGALL no Museo Thyssen-Bornemisza
Marc Chagall cultivou durante mais de oitenta anos uma arte inspirada no amor, nas recordações, nas tradições russas e judaicas, os acontecimentos históricos ou os feitos artísticos em que foi testemunha e em muitas ocasiões protagonista. Esta retropectiva representa a sua evolução artística em ordem cronológica, assim como os grandes temas que correm a obra deste artista imprescindível para imaginar o século XX.

Dia 25 de Março (domingo) –Odilon Redon na Fundación MAPFRE
Redon, pintor francês, de España e de Goya e as suas 170 obras nesta exposição.

Inscrições abertas até ao dia 7 de Março de 2012.


Sem comentários:

Enviar um comentário